Desafio
Le Havre tem muita história. É um dos principais portos da Europa, ficou conhecida por ser o berço do impressionismo – e tem até o hoje o segundo museu do mundo com a maior coleção de arte impressionista -, além de ser um ícone arquitetônico da França, com o status de Patrimônio da Humanidade pela Unesco – com obras de Auguste Perret, Jean Nouvel e do brasileiro Oscar Niemeyer. O arquiteto não é a única ligação da cidade com o Brasil. A Transat Jacques Vabre sai de Le Havre a cada dois anos com destino a um porto brasileiro. O trajeto é uma reprodução da rota marítima do café. A cidade já foi tão relevante na importação do café para o Brasil que teve Vinícius de Moraes como cônsul na década de 60. No entanto, o destino ainda não era muito conhecido do público brasileiro.
Estratégia
Mapeamos todas as principais atrações de Le Havre e transformamos isso em conteúdo acessível – e muitas vezes nichado – para os jornalistas e influenciadores brasileiros. A partir daí, apresentamos o destino a veículos e formadores de opinião no segmento de viagens, cultura, arquitetura, arte e negócios. Também convidamos jornalistas e influenciadores para conhecer o destino em press trips organizadas pela agência. Realizamos eventos de relacionamento para Le Havre no Brasil, como uma recepção na casa do Cônsul da França em São Paulo com a presença do então prefeito da cidade Édouard Philippe, hoje primeiro-ministro da França.
Resultados
Em cinco anos de trabalho e estratégia, os awareness de Le Havre no Brasil tem aumentado e o destino percebeu que o número de turistas do Brasil também cresceu. O trabalho da ecomunica já resultou em mais de 5 milhões de euros de retorno de mídia no Brasil para o escritório de turismo de Le Havre.