Criadores de conteúdo, digital influencers, influenciadores, ou simplesmente influs e creators: o que pode ter começado lá no início dos anos 2000 como um simples “Oi, meninas. Tudo bem?” transformou completamente o mercado da comunicação e, hoje, faz do Brasil o povo mais impactado por influência digital no Planeta. Sim, passamos os chineses nesta conta… Segundo o estudo Statista Global Consumer, entre fevereiro de 2020 e março de 2021, o número de brasileiros que compraram algo por recomendação de influenciadores superou os 40% e fez o País bater esse recorde.
(Fonte: Statista Global Consumer Survey)
Além disso, de acordo com a pesquisa Roi & Influência 2021, realizada pela consultoria YouPix, 71% das empresas brasileiras consideram o Marketing de Influência como parte essencial de suas estratégias de comunicação. Com uma amostra de 94 companhias, 84,5% ainda concordaram que “trabalhar com influenciadores traz um resultado que nenhum outro tipo de comunicação digital pode trazer”.
Quer mais números (impressionantes)? Segundo a Opinion Box, atualmente:
- 67% dos usuários do Instagram no Brasil seguem algum influenciador digital.
- 55% dos entrevistados disseram já ter comprado algo indicado ou utilizado por um influenciador digital.
- 18,5% afirmam que já foram influenciados por celebridades durante seu processo de decisão de compra.
- 82% dos brasileiros seguem marcas no Instagram.
- 47% interagem com posts de empresas e marcas.
(Fonte: Opinion Box)
Toda essa relevância dos influenciadores é fruto de fatores diversos, como a personalidade única de cada um deles, o lifestyle que exibem e os ensinamentos ou entretenimento que promovem. Mas uma coisa é certa: o ingrediente que nunca falta na “fórmula do sucesso” são as conexões autênticas e muito próximas com os seguidores. E é justamente essa conexão que faz com que eles ganhem a confiança do público e transforme as recomendações (de produtos e serviços) naquela dica esperta de amigo ou de quem conhece do assunto, sabe?
Por isso, a parceria com influenciadores digitais é uma ótima ideia quando o objetivo é criar awareness sobre uma marca, promoção ou ação, uma vez que eles atuam como poderosos mediadores na hora de um potencial cliente decidir adquirir ou não um produto. O trabalho deles (e a identificação que cada um tem com seu público) influencia na percepção da marca, na confiança, credibilidade e proximidade com as empresas, persuadindo os seguidores até mesmo a pagar mais caro por certos produtos.
A vez dos micro e nanos
Ao longo dos últimos três anos, o perfil do “influenciador de sucesso” também tem mudado. Se, antes, apenas o número de seguidores e curtidas contavam para a escolha das marcas, agora, perfis de micro (de 10 mil a 50 mil seguidores) e nanoinfluenciadores (de mil a 10 mil seguidores) têm ganhado espaço nos planejamentos de marketing. Isso porque evidência (fama) tem se distanciado de influência propriamente dita – o que engloba engajamento, proximidade e voz ativa dentro de um grupo.
Os micro e nano influencers acabam se comunicando com nichos específicos de mercado. Geralmente, por ter menos seguidores, conseguem dar mais atenção ao público e estabelecer mais profundidade nas relações. Além disso, como se afastam da imagem de grandes nomes e celebridades da internet, passam a impressão de ser mais acessíveis, vulneráveis e, portanto, confiáveis, o que garante ainda mais identificação e aumentam as chances de conversão.
Esse tipo de ação funciona e muito – aqui, na Ecomunica, temos diversos cases de sucesso que comprovam essa tendência!
O papel da influência na comunicação integrada
A comunicação integrada tem dois grandes desafios: manter as mensagens-chave da identidade da marca e adaptá-las a diferentes canais, cada vez mais diversificados. E é justamente nesse desafio de canais que os influenciadores podem ser um caminho que “traz um resultado que nenhum outro tipo de comunicação digital pode trazer”.
A autoridade e confiança que eles constroem em suas bolhas é o principal diferencial. Com seu jeito único, eles atingem públicos cada vez mais nichados, fazendo com que os seguidores/clientes avancem, por meio de marketing de conteúdo (inbound marketing) na jornada de compra.
Muitas vezes, a melhor estratégia para o objetivo do cliente é mesmo usar um gigainflenciador, com poder de tornar marcas ainda mais conhecidas e respeitadas. Outras vezes, a combinação de nano, micro e macro influencers pode surtir um efeito de awareness e conversão. O importante, porém, é contar uma boa história, capaz de potencializar o relacionamento com as pessoas: porque dá e reforça propósito e sentido no relacionamento do seu público com sua marca. Por isso, é preciso ficar de olho nas escolhas dos perfis dos influenciadores para que elas sejam as mais assertivas possíveis.
Tendo uma boa história como fio condutor do planejamento, uma empresa com mensagens-chave claras e uma identidade bem estabelecida, a escolha dos influenciadores se torna quase natural. O encontro entre a marca e o criador de conteúdo vai além de uma simples publi, afinal de contas a reputação de ambos está em jogo.
E a nossa missão por aqui é te ajudar a encontrar o match perfeito.