A Ecomunica agora é uma Empresa B Certificada®. Quer saber mais sobre o Sistema B e como é o processo para ser uma Empresa B? Então, continue aqui com a gente 🙂
O que é Sistema B
O Sistema B é uma ação global criada em 2006, nos Estados Unidos, por meio da organização sem fins lucrativos B Lab. Sua proposta é redefinir o conceito de sucesso empresarial, considerando, além do êxito financeiro, a geração de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.
O “B” vem da palavra em inglês “benefit”, referindo-se aos benefícios que as empresas podem oferecer para o planeta como um todo.
Na América Latina, a organização é responsável por reconhecer empresas engajadas com o compromisso de estimular uma economia sustentável, mais inclusiva, equitativa e regenerativa para a sociedade e para o mundo. No entanto, para tornar-se Empresa B é preciso participar de uma avaliação criteriosa, que mede o impacto positivo da companhia na comunidade, no meio ambiente, e com os trabalhadores e consumidores.
Quantas Empresas B Certificadas® existem no mundo (e no Brasil)
Em todo o mundo, em números exatos, há 4.384 companhias certificadas. Na América Latina, 844 empresas assumiram o compromisso de serem melhores para o planeta, investindo em boas práticas ESG – só no Brasil somos em 233 e, agora, a Ecomunica faz parte deste seleto grupo.
Segundo Marcel Fukayama, fundador do Sistema B no Brasil, hoje temos 5 mil companhias tentando a certificação no País, fazendo com que sejamos o país com maior número de empresas interessadas nesse movimento global.
Como é o processo de certificação
Para se tornar uma Empresa B Certificada® é preciso ter pelo menos 1 ano de atividade comprovada e se submeter a uma criteriosa avaliação. Caso a empresa esteja em funcionamento por menos tempo, o selo fica pendente.
O processo dura entre seis e 24 meses, sendo que quanto maior a empresa e mais serviços ela oferecer, mais tempo é necessário para a conclusão.
No começo, há um questionário com 200 questões para ser respondido, onde cada uma vale até 1 ponto. Ele está disponível no site do Sistema B Brasil e as perguntas pedem o detalhamento de, por exemplo, quantas mulheres possuem cargos de gerência e até se há denúncias contra a empresa. A pontuação gerada precisa atingir um valor mínimo para a empresa prosseguir na certificação.
Caso a empresa seja reprovada, ela recebe um relatório com pontos de atrito na gestão para que sejam melhorados. E ainda é possível tentar outras vezes.
Após tudo isso, vem a etapa de comprovação, com a verificação dos documentos e informações enviadas. Somente, então, o certificado será executado.
E o que vem após a certificação?
Durante as reuniões na última etapa da certificação, são dadas instruções de boas práticas para as companhias contempladas. Com isso, espera-se verificar melhorias contínuas ao longo de três anos e, após isso, há um processo de renovação.
Apesar de parecer (e ser) um processo complexo, vale muito a pena estar entre um grupo de empresas que enxerga o mesmo tipo de mundo que queremos ajudar a construir.
Tô B da Vida
A Ecomunica nasceu com a missão de provar que é possível uma agência de comunicação integrada assumir um compromisso verdadeiro com as pessoas e com o meio ambiente. E, recentemente, nossos esforços foram reconhecidos pelo Sistema B, uma organização global que avalia o impacto positivo que uma empresa causa para a sociedade e o meio ambiente, alinhada aos pilares ESG.
Ao longo desses 9 anos fomos colecionando iniciativas pioneiras no mercado. Na frente ambiental fazemos a compensação em 200% – ou seja, de forma regenerativa – dos resíduos de embalagens utilizadas em envios (com a eureciclo, nosso cliente), além de sermos carbono neutro.
Em impacto social, um dos nossos compromissos é com conteúdo acessível e, para isso, formamos todo o nosso time em audiodescrição, pois acreditamos que a comunicação precisa ser realmente inclusiva. Além disso, apostamos em um ambiente de trabalho diverso, garantindo um espaço de criação inclusivo e colaborativo.
“Acreditamos que ainda há muito a ser feito, mas assumimos o compromisso de melhoria contínua, avaliando os impactos que causamos à sociedade e ao meio ambiente. A certificação vem para reafirmar todo o nosso comprometimento em promover um ambiente diverso, inclusivo, de boas práticas de governança e o nosso real desejo de contribuir para um mercado de comunicação mais justo e responsável”
Ellen Bileski, CEO da Ecomunica.