Relacionamento verdadeiro entre organização e clientes. Essa pode ser uma boa forma de definir a metodologia de Inbound Marketing, conceito já consolidado no mercado. Como há tempos as pessoas não querem mais ser interrompidas por publicidade, esse método considera o caminho inverso: oferecer conteúdos relevantes que atraiam o seu público. Não se trata mais de buscar novos clientes, e sim de ser achado por eles.
Criado em 2005, por Brian Halligan e Dharmesh Shah, fundadores do Hubspot, empresa parceira da Ecomunica, o termo Inbound Marketing traduzia a tese deles de que produtos, serviços e causas precisavam se relacionar com pessoas e não mais com consumidores, e isso requer uma grande mudança na jornada de compra e nos planejamentos de comunicação integrada para dialogar com o público.
Na Ecomunica, nós desenvolvemos o Inbound Marketing utilizando o modelo Flywheel de crescimento — um conceito mais amplo do que o funil de vendas. Essa estratégia é baseada em três fases de interação entre organização e cliente: atração, engajamento e encantamento. A ideia é que o público-alvo transite por essa etapas e esteja tão satisfeito com o serviço ao chegar no fim da jornada de compra, que influencie novas pessoas a consumirem o serviço da sua empresa.
A jornada não termina na compra
O método do funil de vendas acompanha o consumidor até o fim da jornada de compra e encerra o relacionamento com ele nessa etapa. No Inbound Marketing a ideia é ir além. Não mais ir à caça de novos clientes, mas sim atrair pessoas, estabelecer um diálogo com elas, fechar a venda e, principalmente, impulsionar o relacionamento no pós-venda. Fazer com que o cliente fique tão encantado com a experiência com a sua organização, que ele se torne um divulgador e advogado natural da marca.
Para conseguir realizar essa estratégia com sucesso, é muito importante no modelo Flywheel de crescimento a mensuração analítica dos processos. Aí, a partir de ferramentas específicas, é possível entender onde é necessário colocar mais tração, ou seja, impulsionar a roda, e onde é preciso eliminar as fricções do processo.
Daí a importância de um bom planejamento de Marketing de Conteúdo, que é um dos principais pilares desse processo, responsável por acompanhar o seu público em toda jornada de relacionamento com sua marca ao longo do processo Inbound.
O Marketing de Conteúdo também será o combustível que manterá toda a roda da metodologia Flywheel funcionando.
Mas Inbound Marketing é diferente de Inbound PR?
A essa altura, você já deve estar se perguntando: Afinal, o que é Inbound PR? O Inbound PR, metodologia também criada pelo Hubspot, veio para somar forças ao Inbound Marketing. São forças complementares e que precisam trabalhar em sincronia. Se antes a ideia de marketing era focada majoritariamente em vendas, o conceito de adicionar um olhar de Relações Públicas teve como objetivo a construção de relacionamentos com as pessoas, fortalecer a reputação da marca e entender, por meio de dados, comportamentos de leads e clientes.
Entre as principais estratégias presentes no Inbound PR, destaca-se a criação de press releases institucionais ou segmentado por personas, utilização de palavras-chave no press release para atrair audiência qualificada, técnicas de link building para aumentar as chances de inserção de backlinks em sites e blogs de qualidade, e técnicas para aumentar o engajamento social das matérias. Essas medidas são voltadas para construir e evoluir a relação entre empresa e cliente.
Lembrem-se que os consumidores estão cada vez mais empoderados com tantas ferramentas e tecnologias. O processo de compra e de tomada de decisão está mais consciente e os consumidores mais difíceis de serem influenciados.
Acrescentar esse olhar de Relações Públicas a um sistema que já buscava criar relações mais profundas entre cliente e empresa, é somar mais uma importante força motriz para fazer com que o seu Flywheel gire com mais velocidade e menos fricção.
Assim, podemos dizer que o Inbound PR combina o melhor dos dois mundos: o PR e o inbound marketing. Aqui na Ecomunica utilizamos além das ferramentas de assessoria de imprensa e marketing de influência, e criamos e co-criamos conteúdo para os canais proprietários dos clientes, alcançando o público sem a necessidade de um intermediário para contar as histórias e engajar as pessoas.