Impulsionada pelos desafios escancarados ao longo da pandemia e pela urgência em implementar iniciativas ESG nas empresas, a corrida em busca de talentos está cada vez mais acirrada – e as definições de “emprego dos sonhos” têm sido constantemente atualizadas.
Nesse contexto, a marca empregadora (ou employer branding) surge como uma forma de atrair os melhores profissionais, crescer, reduzir o turnover e tornar a empresa referência no mercado como lugar para trabalhar. Isso porque o desafio de recrutar colaboradores qualificados e com fit cultural vai além de apenas oferecer um bom salário, bons benefícios ou estabilidade.
Em um cenário cada vez mais competitivo e complexo, os candidatos estão em busca de ambientes que também promovam ética, confiança, credibilidade, flexibilidade, criatividade e desenvolvimento profissional contínuo.
Mas, afinal, o que é marca empregadora?
A construção da marca empregadora é um conjunto de estratégias que têm o objetivo de gerar uma percepção positiva junto ao mercado e potenciais candidatos a respeito de sua empresa como local de trabalho.
Mais do que gerar a percepção para quem está fora da organização, é vital criar políticas de gestão de pessoas que promovam o bem-estar, o desenvolvimento e o engajamento do time. E isso vai além das estratégias de comunicação interna – representa uma preocupação real com sistemas, processos e ações que criem verdadeiras experiências positivas para os colaboradores, de forma que eles fiquem tão satisfeitos e encantados, que se tornem “brand lovers” naturais da sua marca.
A importância de uma marca empregadora forte
Segundo o estudo de tendências de employer branding dos Estados Unidos, realizado pela MetLife, em 2019, investir no employer branding é estreitar os laços da marca com o time de talentos que contribui para ela.
O resultado disso tem sido melhora no ambiente de trabalho, construção de equipes de alta performance, aumento na produtividade, construção de defensores da marca e aumento das condições de competitividade da empresa no mercado.
Além de atrair profissionais com boa qualificação, uma marca empregadora forte é uma das estratégias que ajudam a alinhar as mensagens da empresa, estreitar vínculos e moldar a cultura organizacional, ainda sendo capaz de gerar valor no relacionamento com outros públicos de interesse da organização, como fornecedores. Aqui, na Ecomunica, praticamos esse conceito internamente, para nossos colaboradores, mas também na comunicação interna e endomarketing de nossos clientes.
O papel do employer branding na Comunicação Integrada
A forma mais eficiente de fazer a gestão de todo o conteúdo que é criado hoje nas empresas é ter uma estratégia integrada eficaz, que promova relacionamento com diferentes audiências em diversas plataformas; e o employer branding é uma “peça” do planejamento de comunicação integrada.
Esse aspecto começa na construção de uma relação forte com sua equipe, afinal, ela é o primeiro público que você precisa informar e encantar. E, para isso, é essencial que, de fato, a empresa não fique apenas no discurso e tenha práticas fortes de gestão e governança.
Depois, é preciso que o time se sinta parte da empresa, para compartilhar os valores da marca e se posicionar de acordo com eles. Nesse sentido, a comunicação integrada tem dois grandes desafios: manter as mensagens-chave da identidade da marca e adaptá-las a diferentes canais, cada vez mais distintos.
Dessa forma, somando técnicas e ações de employer branding à uma estratégia de comunicação interna direcionada ao engajamento de seus colaboradores, é possível gerar uma percepção positiva junto ao público externo.
Como funciona na prática
No tático, há diversas ações que podem compor uma boa estratégia de employer branding, desde posicionar a marca na imprensa com as boas práticas de gestão, criar uma estratégia de Linkedin, Inbound e até Instagram. Tudo depende dos objetivos que precisam ser alcançados no curto, médio e longo prazo. É por isso que a Ecomunica desenha uma estratégia personalizada para cada marca, pois cada organização têm metas e perfis diferentes
E o fio condutor de nossos planejamentos é sempre a história da empresa. Employer branding nada mais é do que contar o melhor da sua história para seus futuros colaboradores, já pensou em como fazer isso? Podemos te ajudar nessa missão.