O mercado se reinventa a cada novo dia e as necessidades de cada marca também precisam de uma atenção um pouco mais na hora de desenhar as novas estratégias para um bom desempenho dentro do marketing digital, por exemplo. Uma das estratégias que pode nos indicar os caminhos que devemos seguir na comunicação é com base na coleta das métricas.
Hoje em dia há algumas plataformas que se dedicam a auxiliar as marcas na hora de coletar e compilar esses dados que de fato mostram de forma precisa os pontos que precisam e devem ser desenvolvidos nas futuras estratégias, como a ferramenta Semrush que foca em garantir um bom ranqueamento nos canais de pesquisas, por exemplo.
Para entendermos melhor o assunto, podemos entender como base que medir o sucesso das estratégias de comunicação é tão importante quanto executá-las. Por conta disso, a necessidade de encontrar novas métricas quantitativa e qualitativas para análise de marca, (principalmente no digital) está cada vez maior, e é nesse contexto que surge o Share of Search (SOS para os íntimos), como principal complementar ao Share of Voice (que revela o % da marca na mídia).
O que seria o Share of Search?
O Share of Search nada mais é do que a busca pelo índice, o percentual de participação que uma marca possui nas pesquisas dentro de seu segmento, afinal, ela se baseia no total de buscas feitas por uma determinada marca na plataforma de pesquisas do Google.
E, sim, as buscas no Google importam muito mais do que você imagina. Analisando os padrões de busca, é possível encontrar verdadeiras pistas sobre o comportamento e interesse das pessoas. Segundo Les Binet, head de Efetividade do grupo adam&eveDDB, estamos mais propensos a buscar informações sobre algo que já temos ou desejamos adquirir e, por isso, existe uma forte correlação entre a participação de mercado de uma marca e a sua participação de buscas (e vice-versa).
Ou seja, ao acompanhar periodicamente o Share of Search de uma determinada marca, conseguimos ter um desenho de perfil de um determinado público e seus interesses. Além disso, é possível “prever” quando uma marca está prestes a crescer (ou a perder espaço no mercado) de acordo com o volume de buscas maior que o próprio tamanho da empresa de um determinado segmento.
E o Share of Voice?
Quando o assunto é Share of Voice, podemos afirmar que existe uma variedade de definições a depender da forma que se olha para essa métrica, ou seja, basicamente, Share of Voice significa o que você quiser. Isso mesmo.
Em uma breve pesquisa na internet é possível encontrar como definição do conceito de Share of Voice que “ele mede a porcentagem de gastos com mídia por uma empresa em comparação com o gasto total de mídia para o produto, serviço ou categoria no mercado” ou que “é uma métrica de marketing que permite comparar o conhecimento da marca em diferentes canais de marketing com seus concorrentes”.
No final do dia o que se pode ter de certeza em relação ao Share of Voice é que ele pode até ter um conceito amplo, mas aparenta ser uma métrica importante que pode auxiliar de forma bem direta nas lembranças que uma determinada marca pode ter na vida de seu público (o famoso recall da marca).